terça-feira, 3 de novembro de 2015

PANORAMA FIDA 2015: Oficina de ballet clássico com Toshie Kobayashi

Oficina de Toshie Kobayashi - Ballet clássico
Foto: Aline Nascimento

Tenho uma gratidão manifesta pela Profa. Toshie Kobayashi desde o meu primeiro FIDA, em 2003. Quando, no domingo final, vi o palco do Teatro da Paz ser tomado por centenas de meninas lindas, de várias idades, todas iguaizinhas, vestidas de preto com tutu romântico impecável, coques arrumadíssimos, sapatilhas muito bem atadas, como manda o figurino, fui invadida por lágrimas. Aquela simples visão fazia valer a pena todas as lutas da gente para manter viva a chama do ballet. 

Naquela época eu e meu grande parceiro Antonio Bento, bailarino e coreógrafo, lutávamos arduamente para segurar uma frágil e delicada companhia de dança em minha cidade natal, Barra Mansa. A visão das meninas foi uma grande emoção que guardei comigo e confessei à Profa. Toshie, que com os anos vim a conhecer melhor no FIDA. 

Com sua simpatia e rigor típicos da herança cultural japonesa, aliados a uma disposição inesgotável para transmitir sua arte, Toshie Kobayashi é queridíssima pelas bailarinas ou aspirantes a bailarinas de Belém. Estou certa de que isso acontece onde quer que ela vá. Esse encantamento explica facilmente as 120 alunas que se inscreveram este ano para participar de sua oficina no FIDA. - Cento e vinte! - nos contava ela, animada, logo no segundo dia. 

No domingo, fez-se novamente a mágica: sílfides e mais sílfides tomaram o palco do Teatro da Paz, numa organização irretocável e absolutamente idênticas, para executar a coreografia elegante e básica de um grand défilé de encher a alma. 

Um resultado final que reflete ensinamentos inestimáveis sobre a beleza e a perfeição que tornam sublime a arte do ballet, e que todas essas meninas, tornem-se ou não bailarinas, levarão consigo para a vida inteira. 

Por isso, a emoção de ver no palco as meninas da Profa. Toshie se renova sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário