sexta-feira, 6 de novembro de 2015

PANORAMA FIDA 2015: A mais criativa das codas encerra o festival



Encerramento apoteótico: Karen Mesquita, Erick Gutierrez, Cícero Gomes, Luana Brunetti e Federico Fernández
Foto: Aline Nascimento

Pode-se dizer, parafraseando Peninha na música Sonhos, que "tudo era apenas uma brincadeira que foi crescendo, crescendo...", para contar por que o FIDA é o único festival de dança do Brasil que é encerrado com uma coda de Don Quixote coreografada na hora, a cada ano.

A brincadeira partiu dos bailarinos Cícero Gomes, André Valadão e Federico Fernández, já nem me lembro mais em que ano. Em segredo quase absoluto, todos os bailarinos clássicos que se apresentaram no FIDA se reuniram para criar uma coda extra, inesperada, e surpreender a plateia. O publico, de fato, delirou com aquela conspiração criativa! Pronto, virou tradição. Desde então,  todo mundo fica esperando para ver qual vai ser a nova surpresa.

Cícero Gomes, como sempre, é o cabeça dessa criação colaborativa, que se sofistica a cada ano. Desta vez, o bailarino empolgou como um verdadeiro mestre de cerimônias: sentou na beira do palco, conversou com a plateia, criou clima, incentivou a participação do público. Até se livrou de parte do figurino e se colocou em trajes, digamos, mais confortáveis para a efeméride.

Estreante no FIDA, Erick Gutierrez aderiu instantaneamente à ideia e entrou com o ingrediente que faltava: o sapateado. A grande novidade é que Karen Mesquita resolveu fazer dupla com ele e entrou em cena envergando sapatos com chapinha e um tubinho preto de arrasar! 

Claro que Federico Fernández e Luana Brunetti, outra estreante com louvor, não poderiam ficar de fora: ao exuberante "tac-tac" do sapateado de Erick e Karen, ora em solos, ora em dupla, Cícero, Federico e Luana acrescentaram giros formidáveis, fouetés, manèges e toda sorte de belos movimentos, em combinações inusitadas, que viraram do avesso a música de Ludwig Minkus. 

Acredito que Marius Petipa não se reviraria no túmulo, mas aplaudiria a brincadeira esfuziante, porém fundamentada, que esses adoráveis criativos inventaram para colorir o último dia do FIDA.

Erick Gutierrez e Karen Mesquita: Don Quixote na sola dos pés
Foto: Aline Nascimento

Como todos os anos, o Teatro vem abaixo e a plateia vibra muito, grita muito, curte muito essa descontraída demonstração de carinho que os grandes bailarinos que brilham no FIDA oferecem, na despedida. 

Estas fotos dizem tudo. Agora é esperar pelo ano que vem!

Erick Gutierrez, Cícero Gomes e Karen Mesquita; criatividade e alegria
na coda de encerramento
Foto: Aline nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário