segunda-feira, 2 de novembro de 2015

PANORAMA FIDA 2015: "Mamma Mia, o musical", coreografia de Fábio de Mello

Oficina de Fábio de Mello: coreografia "Mamma Mia, o musical"
Foto: Aline Nascimento

Fábio de Mello, artista maior em todos os formatos, apresentou no último domingo do FIDA 2015 o resultado de sua oficina "Musicais da Broadway". A foto, contudo, nos convenceria facilmente que estamos diante do encerramento de mais uma noite de um grande espetáculo em plena temporada.

A tradicional apresentação das oficinas sempre nos surpreende com momentos de alegria, mas este ano foi demais. "Mamma Mia" encheu o palco com alunos, mas ninguém percebeu isso: para todos os efeitos, ali estava um elenco com meses de ensaios, quando a preparação durou apenas três dias e os figurinos foram criação dos próprios bailarinos.

Sempre achei que Fábio de Mello, ao nascer, foi dotado de um "dedo de Midas" imaginário, que transforma tudo que toca em ouro - ouro de beleza, de criatividade, de clima, de ritmo, de apoteose. Tem sido assim em todos os seus principais trabalhos, alguns dos quais tive a honra de assistir em diversos palcos. No FIDA, além das obras que criou para o projeto "Resgate da Cultura Paraense", apresentou também sua montagem de Carmen e, com a companhia de Bete Spinelli, Lupi e Zorba, duas pequenas joias - a primeira em homenagem a Lupicínio Rodrigues e a segunda, uma recriação contemporânea de Zorba, o Grego, protagonizada por Marcelo Misailidis. Isso sem falar na Medea criada especialmente para a bailarina Sandra Queiroz.

Artesão da precisão, Fábio comandou com mestria a trupe de bailarinos numa coreografia descontraída, de ciclos marcados e grande energia. E não faltou a nenhum integrante o brilho nos olhos, o sorriso sincero e a alegria de viver necessários a tornar "Mamma Mia" uma apresentação tocante e contagiante ao mesmo tempo, que fez do palco do Teatro da Paz uma Broadway particular, para felicidade de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário